terça-feira, 24 de maio de 2011

Dicionário das expressões gamers


     Sem dúvida o mundo dos videogames é um dos que mais possui expressões próprias, as chamadas gírias. São muitos termos diferentes os quais não usamos no nosso dia-a-dia para nos comunicarmos com as pessoas, mas são muito importantes para se entender do quê se está falando quando o assunto são games. Quem nunca leu uma review e encontrou uma palavra estranha a qual não sabia o significado? Quem nunca leu uma matéria sobre games cheia de gírias? Pois então, o Point está aqui pra lhe ajudar a entender melhor essas expressões! Abaixo, preparei um glossário com os principais termos usados no mundo dos games.

Adventure: 1. Gênero de jogo muito popular nos PCs durante os anos 90, eram games que continham uma história bastante profunda e muito texto, nos quais o jogador clicava e interagia com objetos e personagens do cenário. Tal gênero também é conhecido como Point And Click, e na época foi bastante difundido pela LucasArts, empresa que lançou vários jogos do gênero. Ainda são lançados games desse gênero hoje em dia (como a série The Walking Dead da Telltale Games) mas em menor escala. 2. Também pode se referir a jogos de aventura.
Um dos diversos Adventures lançados pela LucasArts na década de 90.

Anti-Aliasing: É um processo feito com os gráficos do jogo para remover o serrilhado deles (serrilhado é quando os contornos do jogo ficam tracejados ou pontilhados). Com o Anti-Aliasing, os jogos ganham uma aparência mais leve e limpa em seus gráficos. Todos, ou a maioria, dos jogos da atualidade possuem o recurso de Anti-Aliasing.
Comparação gráfica de uma cena de um jogo sem anti-aliasing (esquerda) e com anti-aliasing (direita).

Beat'n Up: É o gênero dos jogos "anda-e-bate", como os consagrados Final Fight, Streets of Rage, Tartarugas Ninja IV, entre outros.
Final Fight aí.

Bug: Trata-se de uma falha que ocorre no jogo, como quando o personagem atravessa uma parede, é sugado pelo chão, atravessa algum inimigo, etc. Ex: "Esse jogo tem muitos bugs" (Esse jogo tem muitas falhas). Também pode ser usada a expressão "bugado" (falhado). Ex: "A câmera do jogo é muito bugada" (A câmera do jogo apresenta muitas falhas). Às vezes os bugs também são chamados de "Glitches" (plural) ou "Glitch" (singular), mas ambos são a mesma coisa: uma falha do jogo. A diferença é que os bugs atrapalham, e os glitches podem ser usados pelo jogador para tirar vantagem de alguma situação e se dar bem no jogo.
Um bug rotineiro nos jogos clássicos do Sonic é este em que o Sonic fica empurrando... nada.

Cheat: Os cheats são códigos secretos presentes nos jogos, nos quais se você apertar uma determinada sequência de botões poderá fazer algo "diferente". Esses códigos ficaram bastante populares com os jogos da série GTA, onde podemos usá-los para conseguir todas as armas, vida infinita, diminuir nosso nível de procurado, entre outros. São inúmeras possibilidades. É muito difícil alguém descobrir a sequência de um cheat, então, as empresas lançam um jogo e, um tempo depois, lançam a lista de cheats dele para o pessoal se divertir. Nem todos os jogos possuem.
Tabela de cheats de algum GTA.

Fighting Game: São os jogos do gênero luta. Ex: "Street Fighter é um dos fighting games que fez maior sucesso até hoje" (Street Fighter é um dos jogos de luta que fez maior sucesso até hoje).
Dispensa apresentações.

FPS: 1. Sigla usada para designar o termo "First Person Shooting", ou tiro em primeira pessoa, no caso, os jogos de tiro com os quais estamos acostumados, como Call of Duty, Battlefield, Medal of Honor, Counter-Strike, etc. O termo "primeira pessoa" deve-se ao fato de que a visão do jogo é nessa perspectiva, você vê diretamente pelos olhos do personagem, e não por trás ou por cima dele como nos demais jogos. Ex: Aquele FPS é bastante realista (Aquele jogo de tiro é bastante realista). 2. Sigla usada para designar o termo "Frames Per Second", ou frames por segundo. Frames é a taxa de quadros que o jogo exibe por segundo, os quadros em sequência formam os movimentos e as imagens dos jogos. Quando um jogo fica lento por alguns segundos, é dito que ele tem uma "queda de frames", ou seja, que a taxa de quadros (FPS) caiu e que o videogame ou PC não está dando conta de processar as imagens. Isso acontece quando há muito movimento na tela e o aparelho não é capaz de processar todos os movimentos ao mesmo tempo.
Call of Duty é o FPS que mais dá cria mais popular de hoje em dia.

Hack'n Slash: O hack'n slash é um gênero de jogo que mistura aventura com beat'n up. Nos beat'n ups, tudo que temos que fazer é andar e bater até chegar ao fim da fase, nada mais que isso. Nos hack'n slashs, temos um pouco deste "anda-e-bate" misturado a características dos jogos de aventura, como resolver alguns enigmas para progredir nas fases, pegar novas magias e ataques, aprender novos movimentos, etc, coisas que não fazemos nos beat'n ups, pois as fases são sempre em linha reta, sem maiores complicações.
Devil May Cry é um dos melhores Hack'n Slashs da atualidade.

Puzzle: Palavra usada para se referir aos jogos de estratégia. No português ao pé da letra, significa "enigma". Os jogos de estratégia (ou puzzle games) possuem vários tipos, como aqueles que são só puzzles (como os da série Tetris) ou os que misturam ação com puzzle (podemos citar Klonoa 1 e 2 de GBA), tiro com puzzle (como a série Portal) entre muitos outros.
Tetris foi o precursor do gênero Puzzle nos games.

RPG: 1. Um tipo de fisioterapia XD. 2. Sigla usada para se referir ao termo "Role Player Game". O RPG é um gênero de jogo no qual, geralmente, comandamos um personagem que viaja por um imenso mundo, enfrentando inimigos, subindo de nível, ficando mais forte, tudo isso regado a enredos longos e profundos. No RPG, as batalhas são feitas por turnos, de modo que um turno você ataca, no outro o inimigo, e assim sucessivamente até a batalha terminar. Você não comanda o personagem diretamente durante um combate num jogo de RPG, apenas coordena as ações que ele vai tomar. Há um subgênero de RPG chamado Action RPG, que possui basicamente as mesmas características dos RPGs convencionais, mas com batalhas em tempo real e um ritmo um pouco mais dinâmico, não tão parado.
Um combate em turnos na versão mobile de Final Fantasy V.

Run'n Gun: São os games do estilo "corre e atira".
O comedor de fichas Metal Slug é um exemplo de corre e atira.

Shoot'n Up (abreviado como SHMUP): São os jogos de "navezinha", como estamos acostumados a dizer.
Jogos "de navezinha" eram febre nos fliperamas nas décadas passadas.

Shooter: Shooter é o termo utilizado para englobar jogos de tiro em geral, não necessariamente FPSs. Qualquer jogo que tenha tiros pode ser chamado de shooter, seja ele um FPS, um game de ação, de nave, o que for.
Resident Evil 4 é um jogo de ação que pode ser incluído na categoria Shooter.

Side-Scrolling: Traduzido, fica "deslocamento lateral". São os jogos com esse tipo de movimentação, em que o personagem se desloca pela tela apenas para a esquerda e para a direita.
Mario, o maior ícone dos videogames, foi quem iniciou e popularizou o gênero.

Slowdown: É o termo usado para designar as quedas de frames. Quando um jogo fica mais lento (por causa da queda de frames) dizemos que ele sofreu um "slowdown". Ex: Naquele jogo dá slowdown a todo momento (naquele jogo ocorrem quedas de frames há todo momento).
Muitos acontecimentos na tela simultaneamente costumam causar slowdowns.

Siglas dos consoles
PS3 ~ PlayStation 3 (rede online: PSN ~ PlayStation Network)
X360 ~ Xbox 360 (rede online: XBL ~ Xbox Live ou XBLA ~ Xbox Live Arcade)
Wii ~ Nintendo Wii (rede online: Nintendo Wi-Fi Connection ou Nintendo Network, sem abreviação)
PS2 ~ PlayStation 2
GC ~ Game Cube
PS1 ou PSX ~ PlayStation 1
N64 ~ Nintendo 64
SS ~ Sega Saturn
SNES ~ Super Nintendo Entertainment System
SMD ~ Sega Mega Drive
NES ~ Nintendo Entertainment System, ou Nintendo 8-bits, ou Nintendinho, tanto faz
SMS ~ Sega Master System

=================================================

     Bem galera, procurei colocar os termos mais usados no mundo dos games, se faltou algum me avisem pelos comentários para que eu possa incrementar ao post. Espero que lhes tenha sido útil, grande abraço a todos!

2 Comentários:

  1. Olha não sei se estou certo mais slowdown não seria a mesma coisa que leg???

    ResponderExcluir

Agradecemos pelo comentário, são os comentários dos leitores que ajudam o blog a crescer! Só não use palavras de baixo calão, para assim ajudar a manter o blog limpo e com um ambiente melhor para todos!